
- Teacher: Natalia Mira Gonçalves
- Teacher: Juliana Emy Yokomizo
O curso se destina a apresentar de forma abrangente e atualizada as principais técnicas e estratégias da Neuropsicologia para pacientes idosos.
O curso tem como objetivos específicos e oferece os seguintes diferenciais:
- Apresentar os principais conceitos que diferenciam o atendimento neuropsicológico ao idoso em comparação com outras faixas etárias, inclusive no cenário atual de atendimentos online
- Apresentar os principais conceitos da prática de Reabilitação Neuropsicológica com pacientes idosos (com e sem comprometimento cognitivo), enfocando no cenário de atendimentos online;
- Aulas ministradas por profissionais qualificados e em constante prática atualizada na área proposta pelo curso;
- Promover a discussão da atuação do psicólogo em casos específicos.
Público- Alvo: Alunos de psicologia do quinto ano, psicólogos formados e neuropsicólogos..

A avaliação neuropsicológica de idosos possui especificidades ligadas a essa população. O neuropsicólogo deve dominar conhecimentos ligados ao envelhecimento normal e patológico, às doenças neuropsiquiátricas mais prevalentes e compreender o perfil cognitivo como um dos marcadores cujos resultados devem ser analisados em conjunto com outros achados clínicos e técnicas de neuroimagem.
Ao lado disso, a reabilitação neuropsicológica é uma das técnicas terapêuticas mais estudadas e aplicadas nos dias atuais. Este processo tem como principal objetivo a redução ou otimização dos déficits cognitivos adquiridos. Pode ser um investimento terapêutico para idosos com comprometimento cognitivo leve e demências.
Considerando o atual cenário de pandemia, somam-se a estas reflexões a necessidade de se discutir propostas para atendimento ao idoso online.
Neste curso, os alunos serão expostos à experiência de profissionais que atuam diretamente com este rol de pacientes e aprofundar os conhecimentos da teoria e das técnicas utilizadas atualmente em pacientes no contexto clínico.
Público-Alvo: Alunos de psicologia do quinto ano, psicólogos formados, neuropsicólogos, Terapeutas Ocupacionais e alunos de Terapia Ocupacional.
