Certificado não incluso

Números de atividades: 5 módulos

Duração: 6 meses

Psicologia de Saúde Ocupacional

A Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO) se configura como uma nova área do conhecimento que propõe a “aplicação da psicologia para prover qualidade de vida no trabalho e proteger e promover a segurança, a saúde e o bem estar do trabalhador” (NIOSH, 2000, p. 23). Essa área, ainda não reconhecida como especialidade em nosso país, visa à construção e desenvolvimento de ferramentas de ajuda para a diminuição e o entendimento dos efeitos da organização do trabalho e dos fatores psicossociais de risco no adoecimento e incapacitação do trabalhador, reconhecendo que sua etiologia pode estar ligada a problemas decorrentes da situação de trabalho, levando-se em consideração que tais problemas representam um alto custo humano, econômico e social.

A PSO se propõe a estudar tanto os fatores organizacionais, como os fatores sociais e familiares, e ainda as características individuais que contribuem para a doença e incapacitação para o trabalho.

Considerando a centralidade que o trabalho representa atualmente na vida do indivíduo, inclusive como formador de identidade, percebe-se que a psicologia ainda não tem incorporado devidamente em sua prática, a abordagem do fator trabalho como possível gerador e/ou desencadeador de transtornos mentais, seja na clinica ou no próprio ambiente organizacional no qual o psicólogo esta inserido.

Diante dessa realidade, se torna imprescindível que o psicólogo se aproprie de conhecimentos fundamentais sobre a saúde ocupacional, segurança e meio ambiente e possa atuar em um novo campo que visa atender a essa nova demanda emergente, já que os Transtornos Mentais têm se configurado como a principal causa de afastamento do trabalho no mundo.

Assim, o curso se propõe a apresentar essa nova área, bem como expor experiências exitosas na abordagem dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, permitindo a visibilidade deste importante e necessário campo do conhecimento, e contribuindo para a criação de políticas públicas que contemplem esta especialidade.

Detalhes do Curso

  • Prof. Dr. Sérgio Paulo Rigonatti,
    Prof.Ms Duílio Antero de Camargo,
    Profa. Miryam Cristina Mazieiro Vergueiro da Silva
    Profa. Dra.Liliana Andolpho Magalhães Guimarães

www.sampo-ipq.org

Telefone: (11) 2661-7288

e-mail: Lacy.msneta@hc.fm.usp.br

SAMPO - Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP

ENTRE EM CONTATO


Em caso de sugestões, dúvidas ou para maiores informações sobre a dinâmica do curso, solicitamos o preenchimento dos dados abaixo. Tão logo recebida a mensagem, entraremos em contato. Desde já, agradecemos a sua participação.

Endereço

www.psiqonline.org

E-mail

psiqcursosonline@gmail.com

Telefone

55 11 99409-3223 (whatsapp)

Este site usa cookies padrão para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba mais